Livros

A série de livros Resident Evil, escrita por S.D. Perry, foi adaptada da série original de jogos (apesar de outros livros terem sido escritos por outros autores, baseados dessa vez nos filmes). Apesar dos livros seguirem o enredo dos jogos fielmente na maioria das vezes, certos detalhes e partes do enredo são diferentes das do jogo, por isso eles não podem ser considerados dentro da cronologia dos jogos, formando, portanto, um universo à parte dos jogos, com eventos similares, mas sem em nenhum momento se misturarem.

 

Adaptações dos jogos:







                                      

 

Resident Evil: The Umbrella Conspiracy



Raccoon City: uma remota comunidade nas montanhas é surpreendida por uma onda de violentos assassinatos vindos das florestas que a cercam. Relatórios bizarros espalham-se, descrevendo ataques de criaturas, algumas humanas e outras não. As vítimas parecem ser devoradas.
No centro dessas mortes está uma sombria, mansão de propriedade da Umbrella Corporation. Durante anos, a Umbrella tem conduzido experiências genéticas não vigiadas dentro dessa mansão.
Para resolver o problema, chamam o S.T.A.R.S. (Special Tactics And Rescue Service), uma unidade especial formada por um grupo de especialistas. Eles estão convencidos que a sua superioridade, é suficiente para resolver o que quer que seja que lhes apareça pela frente.
Mas o que espera os S.T.A.R.S. dentro das portas trancadas da mansão é um terror além dos seus piores pesadelos, criaturas que contrariam as leis da vida e da morte. O resultado de experiências proibidas que deram para o torto. Por trás de tudo isso está uma conspiração tão vasta que os S.T.A.R.S. serão traídos pelos seus próprios membros para garantir que o mundo nunca saberá dos segredos da Umbrella. E se algum deles sobreviver, eles terão inveja daqueles que morreram.

Resident Evil: The Umbrella Conspiracy é o primeiro livro da série Resident Evil, escrito por, S.D. Perry e foi lançado em Outubro de 1998 nos EUA.O livro baseia-se no videojogo de 1996 Resident Evil, combinando os cenários criados paro o jogo, com uma história envolvente contendo todos os personagens do jogo original.






 

Resident Evil Caliban Cove


Após o incidente no laboratório de pesquisas genéticas da Umbrella Corporation, os membros sobreviventes do Special Tactics and Rescue Team (S.T.A.R.S.) tentaram avisar o mundo sobre a conspiração para a criação de armas biológicas. Mas a conspiração está longe de terminar, e os S.T.A.R.S. são declarados foras-da-lei pelas pessoas que os treinaram. Forçados a trabalhar em segredo, os S.T.A.R.S. decidem combater a conspiração sozinhos, determinados a investigar e parar os experimentos da Umbrella, quaisquer que eles sejam.
A médica de combate e bioquímica Rebecca Chambers, a única sobrevivente do Bravo Team, se une a um novo grupo de ataque dos S.T.A.R.S. quando um rumor surge sobre outro experimento da Umbrella: escondido sob os abismos rochosos de Caliban Cove, Maine, alguém está construindo um exército de mortos- vivos. No interior de um sinistro farol, através de um complexo labirinto de cavernas, dentro de um navio afundado, os S.T.A.R.S. devem batalhar mais horrores indescritíveis e impedir um louco de liberar o vírus no mundo.
Mas os S.T.A.R.S. podem não ter chance, enquanto o vírus alterador de DNA da Umbrella criado para a produção de armas vivas começa a infectá-los.
Assim como The Umbrella Conspiracy, Caliban Cove, também foi lançado em Outubro de 1998, Caliban Cove é o segundo livro da série Resident Evil, escrito por, Perry, S. D.








 

Resident Evil City of the Dead


Leon Kennedy: um energético e impulsivo policial esperando viver uma nova vida em Raccoon City, encontrando a cidade estranhamente deserta... o silêncio da noite quebrado somente por um passo nas sombras, e o som de alguma coisa próxima....
Claire Redfield: a desembaraçada porém imprudente irmã mais nova de Chris Redfield, um dos desaparecidos antigos membros da unidade especial da R.P.D., S.T.A.R.S.. Claire veio a Raccoon para encontrar seu irmão a qualquer custo, e para saber o que realmente aconteceu na noite em que o time de seu irmão invadiu uma mansão isolada na floresta de Raccoon. Mas o que ela vai descobrir só vai levantar mais questões, e colocar o destino de Chris em dúvidas...
Nesta noite, Raccoon City se tornou uma necrópole. Num laboratório abaixo de suas antes movimentadas ruas, uma fracassada tentativa da Umbrella Corporation para recuperar uma devastadora arma mutagênica resultou numa horrível epidemia viral, transformando cada homem, mulher e criança na cidade em um dos mortos- vivos. E todos estão famintos.
Claire e Leon têm somente uma chance de se salvarem: chegar ao quartel general da R.P.D. e encontrar meios de escapar. Mas outros encontraram abrigo no prédio, e nem todos estão do mesmo lado.
City Of The Dead, foi lançado em Maio de 1999, é o terceiro livro da série RE, escrito por, Perry, S. D.










 

Resident Evil Underworld


A Umbrella tem segredos. A misteriosa corporação está criando monstruosas máquinas biológicas de matar para o maior dos lances. Mas a Umbrella tem inimigos também - entre eles um contingente dos S.T.A.R.S. rebelados, antigos membros da unidade paramilitar que a Umbrella ajudou a criar.
Apesar de seu vasto poder a companhia passou a perder o controle de seus laboratórios escondidos, pouco a pouco, um laboratório por vez. Três laboratórios já foram destruídos, seus trabalhos perdidos, devido aos esforços dos S.T.A.R.S. e seus aliados.
 Nos desertos do sudoeste americano, um dos mais elaborados laboratório da companhia está prestes a entrar em funcionamento. Em algum lugar lá dentro pode estar também a chave para parar a Umbrella de uma vez por todas... se Leon Kennedy, Claire Redfield, Rebecca Chambers e seus companheiros conseguirem passar por um bando de S.T.A.R.S. corruptos, e sobreviverem a horrores biogenéticos esperando-os abaixo da terra.
E um homem com uma pauta própria conhece todos eles...
Resident Evil: Underworld é um livro produzido pela S.D. Perry em 1999. Underworld é o quarto livro de Resident Evil produzido pela S.D. Perry, o quinto pela ordem da cronologia, e o segundo que não segue a história diretamente do jogo.







 


 

Resident Evil: Nemesis


Depois de sobreviver ao incidente da Mansão Spencer, Jill Valentine se vê forçada a tentar sobreviver novamente, mas não só deve lutar contra  terríveis criações da Umbrella, que em si são difíceis de erradicar, bem como terá que enfrentar os novos mutantes da Umbrella, entre eles o Nemesis, uma infusão do parasita NE-Alpha em um Tyrant T-103 com um único objetivo: exterminar os membros do S.T.A.R.S. Para conseguir sobreviver, Jill Valentine contará com a ajuda de Carlos Oliveira, um membro da UBCS (Umbrella Biohazard Countermeasure Service), que tenta protegê-la enquanto tenta, também, deixar a cidade de Raccoon City. Porém, ele não é o único integrante desta organização, já que Nicholai Ginovaef anda recolhendo informações sobre o novo caçador dos S.T.A.R.S., e Jill agora é a presa.
Resident Evil: Nemesis é o quinto livro da série Resident Evil. O livro, escrito por S. D. Perry, traz maior fidelidade à história do jogo eletrônico Resident Evil 3: Nemesis. Apesar de Jill Valentine ser a personagem principal, a autora dá atenção especial ao personagem Nicholai Ginovaef.





 


 

Resident Evil Code Veronica


Em sua luta contra a Umbrella, Claire Redfield invade um prédio da companhia e é capturada, sendo levada presa à Ilha Rockfort, palco de mais um incidente biológico. Relata as aventuras da personagem, seu irmão Chris, e Steve Burnside, enquanto eles tentam sobreviver aos monstros que tomaram conta do local.






 

 

Resident Evil Zero Hour


Mandado para investigar uma série de terríveis assassinatos em Raccoon City, os S.T.A.R.S. Bravo Team se complica em ação. A caminho da cena, o helicóptero do Bravo cai.
Apesar de todos terem sobrevivido, o que eles descobrem depois é ameaçador: um veículo militar tombado cheio de corpos - e isso é só o começo de seus pesadelos.
O Bravo Team está prestes a descobrir o mal que está crescendo ao redor deles, e a novata Rebecca Chambers está começando a ver em que se envolveu.
Zero Hour conta a história de Resident Evil Ø, o início e a origem do mal que estava para nascer em Raccoon City, quando o Bravo Team é mandado para investigar os assassinatos bizarros e acabam tendo seus destinos mudados para sempre

Adaptações dos filmes

A segunda série de livros sobre Resident Evil, baseada nos filmes:




 


 

Resident Evil: Genesis


A jovem Alice acorda numa mansão localizada em Raccoon, totalmente sem memória. Após um encontro inusitado com o jovem Matt, uma equipe de segurança da Umbrella invade o local e obriga ambos a irem com eles para a Hive.
A missão de Alice e Rain é colocar seu exército em ação para eliminar a disseminação do vírus devastador. Um importante detalhe, no entanto, pega a equipe de surpresa: os companheiros tidos como mortos não tiveram suas vidas totalmente destruídas. Na realidade, eles se transformaram em zumbis devoradores, que caçam suas vítimas dentro do próprio laboratório. Basta uma mordida ou um arranhão de um deles para que haja uma contaminação ou, pior ainda, que a vítima sofra uma mutação e se transforme em um deles.
Alice e sua unidade militar têm três horas para concluir sua missão, antes que o vírus ameace se propagar por toda a Terra. Para ter acesso à "Rainha Vermelha", o grupo precisa passar por uma série de obstáculos cada vez mais assustadores dentro do labirinto que forma a Colmeia e acaba descobrindo que os zumbis humanos são o medonho resultado do último e malfadado projeto da corporação Umbrella - o T-vírus.





 



 

Resident Evil: Apocalypse


O livro inicia com a narrativa de Alice onde a mesma recaptula os acontecimentos do inicio do caos total. A Umbrella enviara uma equipe de reconhecimento para deslacrarem o laboratório conhecido como "Colmeia" (onde o T-Vírus havia sido concebido) investigam o local em busca de dados sobre o incidente. Porém, ao fazerem isto, os pesquisadores acabam libertando as monstruosidades que o vírus havia criado, que exterminam toda a equipe e invadem a cidade sob a qual as instalações haviam sido construídas - Raccoon City. Em poucas horas a cidade já encontra-se sob estado de emergência.










 


 

Resident Evil: Extinção


Alguns anos após a contaminação de Raccoon City pelo T-vírus, o mundo já não é o que costumava ser. A Umbrella, ignorando os acontecimentos da cidade, comercializou o vírus como remédio e acabou por destruir a população mundial, transformando-a em mortos-vivos sedentos por carne. Porém, nem todos morreram. Alice agora segue um comboio formado por alguns sobreviventes como Claire Redfield, Carlos Oliveira e a enfermeira Betty que cruza o deserto do Nevada a fim de viajar até ao Alasca. Enquanto isso, o Doutor Isaacs também segue o grupo via satélite, com o intuito de capturar Alice e descobrir uma possível cura para o vírus.





                                               

 

Resident Evi: Retribuição


Após uma luta em que todos os sobreviventes foram mortos ou capturados Alice é capturada pela Umbrella e descobrirá que a empresa farmacêutica anda implantando memórias em clones seus e de seus amigos para experiências virais, e que todos os dias morrem muitos clones por causa da infecção viral. Sendo assim, ela decide combater essa barbaridade, ela logo se encontra com Ada Wong e Albert Wesker que explica tudo o que ouve e o fato de ter deixado a Umbrella, então juntos, tentam impedir que a raça humana entre em extinção. Mas para o grupo sair com vida do local, terão que passar pela chefe de segurança Jill Valentine, que passou por uma lavagem cerebral e que agora trabalha para a Umbrella, e o clone de Rain Ocampo, morta no primeiro filme da franquia e cujo clones andam sendo fabricados para experiências. Eles tentam escapar com vida do local e ocasionalmente se encontram com o resto do grupo. Agora cabe a eles lutarem pela sobrevivencia.